sexta-feira, 14 de junho de 2013

Carrom

Como você imagina que os indianos passam os intervalos do trabalho? Bom, além de fumarem bastante na garagem da empresa dentro da cantina nós temos acesso a três passatempos. Uma mesa de sinuca, duas mesas de ping-pong e o que é mais interessante e assunto deste post: O Carrom!


Pense em algo entre futebol de botão, sinuca e dama. Este é o Carrom. Pode ser jogado por duas pessoas ou em duplas. O objetivo é encaçapar as peças nos quatros buracos nos cantos. Para isso você tem uma peça maior que você dispara com a mão. A mesa tem um pó branco que faz as peças deslizarem e o marcador deve ser disparado de qualquer lugar dessa linha preta que tem em frente a você.

Mesa de Carrom



Existe também uma peça principal que é a rainha. Após encaçapar a rainha você deve obrigatoriamente acertar outra peça sua, se não ela volta para a mesa. Eu passo algumas horas do trabalho nessa mesa.

Jogando no trabalho

 Aqui vai um vídeo do pessoal jogando no trabalho!





Existem muitas coisas a serem faladas e pouco disposição para escrever, mas estamos agora nas monções e chove MUITO, MUITO mesmo! Em breve viajarei para o norte da India e mando mais posts.


Kuch kas nahim! (nada em especial)


abraços,






terça-feira, 4 de junho de 2013

Um pouco de Hindu

Eis que haviam os três deuses: Shiva, o Destruidor; Vishnu, o Sustentador e Brahma; o Criador. Eles são responsáveis por manter o equilíbrio do planeta. Brahma foi condenado a não receber nenhuma oração e assim ocorre em toda Índia. Para Shiva foi dito que deverá ser contemplado como uma pedra e assim o é.
Vishnu reencarnará toda vez que o equilíbrio estiver ameaçado!

Neste sábado eu e meu amigo indiano Aditya fomos a uma ilha próxima à Mumbai chamada Elephanta onde existe um templo escavado em pedra com 1300 anos de idade. É incrível pensar como conseguiram produzir tantas formas complexas sem nenhuma junção ou tecnologia avançada. 
Imagem de Shiva esculpida na parede da caverna
Brahma, O Criador

Nosso passeio começou com uma prazerosa viagem de barco até a ilha. Ao desembarcarmos, descobri que os estrangeiros pagam 2500% do preço indiano para entrar nas cavernas. Meia hora mais tarde e 250 rúpias mais pobre estavamos lá dentro.  Aditya começou a me contar um pouco das crenças hindus e sobre os Deuses. É muito interessante e muito complexo, um post é pequeno para contar tudo que aprendi. Mas vamos fazer algumas considerações.




Descobri que Khrisna é uma das reencarnações de Vishnu, assim como Budha e Ram. Lakximi é esposa de Vishnu e é a deusa da prosperidade. Ganesh é filho de Shiva e Parvati. Já ninguém reza para Brahma e existe apenas um templo para ele na Índia. Além disso, não se reza para imagem de Shiva e sim para uma pedra redonda no centro do templo.


Representação rezável de Shiva
Bom, como Aditya estava reclamando que estava muito feio na foto, vou mandar também uma foto do nosso amigo indiano para as mulheres no Brasil apreciarem seu belo bigode rajasthani!





Aquelas cavernas são bem Khubsoraat (bonitas) não?