Não dá para andar em Mumbai sem reparar na quantidade de manifestações religiosas que existem por aqui. Os indianos são muito ligados à sua fé, e demonstram isso clara e diariamente. Aqui, particularmente as pessoas adoram o Lord Ganesha. (Aquele com cara de elefante). Ele é o Deus das coisas novas e sempre que alguém começa algo novo invoca ele para dar boa sorte. Ganesha é filho de Shiva, deusa da destruição.
Bom, isso vai ficando mais complicado....deixarei esse relato para mais tarde. Quero contar do agradável passeio que tive final de semana.
Semih é o turco que mora aqui em casa. Como a maioria dos turcos, Semih é muçulmano. Ele gentilmente me convidou (cristão) para irmos dar uma volta na praia e visitar um templo Hare Krishna. Fui lá eu e Semih ver o que rola nesse mundo politeista.
Após devidamente deixar meu chinelo na entrada do templo, descobri que o lugar é maravilhoso. Toda construção é feita em pedra branca, com um vão interno de modo que fica bem claro lá dentro. Existem muitas imagens coloridas nas paredes e as pessoas ficam cantando e dançando na hora do culto, bem bonito mesmo.
Até que um sacerdote (vamos chama-lo assim), se aproximou e se interessou pela peculiar aparência. Depois de apresentados, ele começou a explicar sobre o movimento Hare Krishna. Aqui eu peço desculpas pelas poucas informações, mas realmente era bem complicado entender o que o rapaz falava!
O Deus Krishna, é o Deus do amor. Ele ama todas as coisas e pessoas. Já veio à terra muitas vezes em diferentes encarnações. Segundo o rapaz, só precisamos adorar Krishna, pois ele fornece energia à todos os outros deuses. Durante os rituais, tem alguma coisa de uma àrvore sagrada bem pequenina que fica no meio do salão e as pessoas ficam dando volta nela. Tem também um fogo que se passa as mãos e depois se passa na cabeça, tem cantoria, tem gente se atirando no chão de bruço, tem umas florzinhas que a galera pega e passa no rosto, tem um montão de coisas bacanas. Esse culto se chama Puja e pelo que entendi acontece todo dia.
Infelizmente não é possível tirar fotos dentro do templo, portanto segue uma imagem de Krishna.
Após uns 40 minutos de explicação e cultos, o rapaz apareceu com alguns livros que pensamos ser presentes, que nada, na India nada é de graça ele ficou nos convencendo até que Semih resolveu comprar 2 livros por uma doação de 100 rúpias.
Assim acabou nossa jornada no templo Hare Krishna.
Depois disso fomos a um templo de Shiva, que foi bem bacana também, mas essa é outra história. Até a próxima e....
Hare Krishna!


