segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Happy Diwali!!



Semana passada foi celebrado em toda Índia o Diwali, o festival das luzes! Para resumir e facilitar o entendimento em suas mentes ocidentais vou fazer uma simplificação! Pense em um Natalzão indiano e  hindu, uma época em que todos se reunem com a família, as casas estão cheias de comidas e enfeitadas com luzes de cima a baixo, as pessoas dão presentes e e se desejam feliz Diwali. Soa familiar, não?  


É mais ou menos a mesma coisa, tirando a falta do nosso querido velho barbado entregador de presentes e acrescentando fogos de artifício que para nós só aparece no ano novo. Mas é claro, se fossem apenas os fogos seria bonito, mas têm todas as bombas e outras poluições sonoras desagradáveis. Outra coisa muito bacana, são os Rangolis, desenhos feitos no chão com pó. Na minha empresa, foram desenhados alguns Rangolis e nós fizemos um amador em casa.


Pessoal de casa e nosso Rangoli


Rangoli amador de casa

Rangoli de verdade da empresa


Se isso já não fosse o bastante, meu grande amigo Aditya convidou eu e a Marcela a passar a noite mais importante do Diwali com a sua família e até participamos dos rituais. O que se provou ser uma experiência sensacional!

Marcela e eu colocamos nossas ropas mais indianas e pegamos uma hora de trem local para chegar. Retiramos nossos sapatos na entrada (isso deve ser feito em qualquer residência indiana) e fomos recebidos de braços abertos pelos pais e irmão do Aditya.

A comunicação foi um pouco prejudicada pelo fato de não falarmos hindi (eu até que arranho um pouco) e os pais do Aditya não falarem inglês. Entretanto, contamos com a tradução simultânea dos irmãos Sharma e passamos horas conversando desde as mais puras tradições hindus até as mais mundanas conversas sobre o barulho na rua durante o Diwali.

O Sr. Sharma, chefe da família, ficou encarregado de levar as celebrações adiante e preparou todas a mesa de oferendas aos deuses. Pelo que entendi, a deusa que é mais cultuada durante o Diwali é Lakhximi, a deusa da prosperidade. Depois de realizarem a cerimônia, nos convidaram a fazer o mesmo e foram nos explicando o significado por trás de cada ritual.

Depois espalhamos luzes de velas por toda a casa para iluminá-la, devem ser 21 luzes ou 51 ou algum número sagrado. Nunca pode ser um número redondo tipo 10. Mas daria muito trabalho explicar as contas que fazem para chegar nesse número aqui no blog então fiquem ai na curiosidade.



Ritual Diwali

Depois disso, fomos convidados a jantar a deliciosa comida feita pela Sra. Sharma. A essa altura já me acostumei com a pimenta então pude apreciar as maravilhas da comida indiana. (E acho que deram uma aliviada na pimenta para nós!).

Ao final, ainda nos deram dinheiro!!! sim........dinheiro!!! E eu perguntei o porquê. E me disseram que uma visita nunca deve sair de casa com as mãos vazias. Aqui vão algumas fotos que tiramos essa noite.







Obrigado Aditya, Ashish e aos seus pais pela maravilhosa noite!

Um grande abraço e Happy Diwali para todos!








4 comentários:

  1. Muito top Victinho! Continua postando =D

    ResponderExcluir
  2. Experiência animal poetão! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito legal o seu blog! Deve estar sendo uma experiência única. Também mantenho um blog sobre a Índia e assuntos relacionados ao Oriente, mas não estive aí na Índia ainda. Espero ter a oportunidade de experimentar o mesmo em breve. Namastê.:)

    ResponderExcluir