Estou há pouco mais de uma semana na India e preciso falar de uma coisa que não temos no Brasil e eu vou sentir realmente falta. São os Rickshaws!
Esses pequenos taxis amarelos são o que movem Mumbai. Todo mundo pega rickshaw, desde aqueles que estão levando frutas para vender na feira, até nós que trabalhamos em prédios comerciais gigantescos. Eles são práticos, rápidos, super baratos e estão por toda a parte! Top mesmo. Só para você ter uma noção, daqui de casa para o trabalho são cerca de 25 min e eu pago por isso de 30~40 rupias (menos de dois reais). Isso porque dá para dividir em 2 ou até 3 pessoas se der uma espremida.
Mas nem tudo são flores, você tem que saber uma porção de coisas antes de pegar um rickshaw em Mumbai.
1) Saiba muito bem o local onde vai, ou um ponto de referência, pois muitas vezes não sabem o caminho.
2) Eles falam ZERO de inglês portanto você deve saber algumas palavras de comando em hindi. Vou escrever como é falado, pois infelizmente não sei como se escreve no nosso alfabeto, nem no deles.
* hey Bhaiya (eai amigo)
* seedha (siga em frente)
* left and right em inglês mesmo.
* bus (basta). Serve para parar, mas o legal é falar bus bus bus! =)
* chalô chalô (vamos, vamos).
* thank you ou dhanyavaad (agradecimento).
3) Alguns vêem que você é estrangeiro e falam para você pagar um preço combinado. Não faça isso, peça Meter, Meter. Ele tem que girar um bagulhinho no canto esquerdo para fazer rodar o tacômetro.
4) Grite o nome da rua quando tiver um vazio se aproximando, eles podem negar uma corrida caso não queriam.
5) Tenha sempre rupias trocadas, eles não trocam nota de 500 rúpias e de 1000 nem que a vaca vire bife!
5) Eles não dão muita bola para a gente porque não falamos hindi e eles não falam inglês, mas tem alguns que são bem simpáticos, se ele der abertura tente se comunicar da maneira que achar melhor.
6) Bom passeio e aproveite! (Relaxa que ele não vai bater, apesar de vários sustos)
To meio vesgo na foto, mas tá valendo! abraços
MUITO BOM o dicionário, sem duvida quebrando varios mitos e agregando muito valor pra galera. Otimo post poetation
ResponderExcluirAdorei! hahaha
ResponderExcluirDeve ser uma aventura a cada passeio!
Já estarei mais preparada quando for para esses lados do mundo... hhahah valeu as dicas! =D
Muito fofo! os dois ....O bom é que é bem barato, a população agradece....
ResponderExcluirmas esses caras tem uma vida dificil. Muitos deles moram dentro desse carrinho. Da para ver eles dormindo a noite dentro
ExcluirHahahahaha muito bom Pelô!!!
ResponderExcluirEstou adorando suas histórias, excelente iniciativa!!! :)
Igual a esse indiano tem uns cara parecido aqui no Cangaíba hein, bonito igual!!! hahahahahahaha
Se cuida...
Beijãoooo