terça-feira, 30 de abril de 2013

Hare Krishna!

Não dá para andar em Mumbai sem reparar na quantidade de manifestações religiosas que existem por aqui. Os indianos são muito ligados à sua fé, e demonstram isso clara e diariamente. Aqui, particularmente as pessoas adoram o Lord Ganesha. (Aquele com cara de elefante). Ele é o Deus das coisas novas e sempre que alguém começa algo novo invoca ele para dar boa sorte. Ganesha é filho de Shiva, deusa da destruição. 



Bom, isso vai ficando mais complicado....deixarei esse relato para mais tarde. Quero contar do agradável passeio que tive final de semana.

Semih é o turco que mora aqui em casa. Como a maioria dos turcos, Semih é muçulmano. Ele gentilmente me convidou (cristão) para irmos dar uma volta na praia e visitar um templo Hare Krishna. Fui lá eu e Semih ver o que rola nesse mundo politeista.


Após devidamente deixar meu chinelo na entrada do templo, descobri que o lugar é maravilhoso. Toda construção é feita em pedra branca, com um vão interno de modo que fica bem claro lá dentro. Existem muitas imagens coloridas nas paredes e as pessoas ficam cantando e dançando na hora do culto, bem bonito mesmo.

Até que um sacerdote (vamos chama-lo assim), se aproximou e se interessou pela peculiar aparência. Depois de apresentados, ele começou a explicar sobre o movimento Hare Krishna. Aqui eu peço desculpas pelas poucas informações, mas realmente era bem complicado entender o que o rapaz falava!

O Deus Krishna, é o Deus do amor. Ele ama todas as coisas e pessoas. Já veio à terra muitas vezes em diferentes encarnações. Segundo o rapaz, só precisamos adorar Krishna, pois ele fornece energia à todos os outros deuses. Durante os rituais, tem alguma coisa de uma àrvore sagrada bem pequenina que fica no meio do salão e as pessoas ficam dando volta nela. Tem também um fogo que se passa as mãos e depois se passa na cabeça, tem cantoria, tem gente se atirando no chão de bruço, tem umas florzinhas que a galera pega e passa no rosto, tem um montão de coisas bacanas. Esse culto se chama Puja e pelo que entendi acontece todo dia. 

Infelizmente não é possível tirar fotos dentro do templo, portanto segue uma imagem de Krishna.




Após uns 40 minutos de explicação e cultos, o rapaz apareceu com alguns livros que pensamos ser presentes, que nada, na India nada é de graça ele ficou nos convencendo até que Semih resolveu comprar 2 livros por uma doação de 100 rúpias. 

Assim acabou nossa jornada no templo Hare Krishna.


Depois disso fomos a um templo de Shiva, que foi bem bacana também, mas essa é outra história. Até a próxima e....


Hare Krishna!


7 comentários:

  1. Que bom que está apreciando essa cultura...tão diversa em suas tradiçôes.
    bjo. Mamadi

    ResponderExcluir
  2. bruuuto mano!
    então Hare Krishna significa "Ame Krishna"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei te responder isso. Acho que não. Eu sei que as pessoas usam hare em hindi como uma expressão tipo...come on!!!

      Excluir
  3. Aproveite para conhecer e tirar o máximo de proveito dessa nova cultura, Pelo!
    E quem sabe, assim como muita gente que viaja para Índia, desenvolva sua espiritualidade e crenças....

    ResponderExcluir