terça-feira, 28 de maio de 2013

Agla Station: Bandra!

Sempre gostei de filmes de guerras medievais. Principalmente aqueles momentos do cerco no qual se quebram os portões e os exércitos ficam frente a frente ou sobem-se as escadas da fortaleza em uma batalha sanguinária, cruel e sem fim. Quando o som das espadas chocando-se com escudos e o suave som das flechas cortando o ar se misturam os gritos incessantes de coragem e dor. Tudo isso é extremamente emocionante!


Estação Santa Cruz às 9:30h

Bom, desembarcar de um trem local em Mumbai é exatamente a mesma sensação. Já me peguei por diversas vezes imaginando a cena do 300 de Esparta em que o Rei Leonidas fala: THIS IS SPARTAAA!
Já dá para imaginar o quanto é cheio nos horários de pico. Mas tirando isso, até que é uma viagem tranquila e agradável. Além disso, os indianos têm vários conceitos interessantes e engenhosos nos trens deles.


Interior do Trerm - Mumbai
Interior do trem - Mumbai

A começar que em cada estação existem vários trilhos diferentes para ir e vir. Os trens não necessariamente vão até o final da linha, eles podem ter como destino estações intermediárias. Outro conceito é o de estações principais e estações secundárias. Nas estações principais como Andheri e Bandra param todos os trens os FAST(rápidos) e SLOW(devagar). Nas estações secundárias como Ville Parle e Santa Cruz só param os trens marcados como SLOW. Existem várias estações secundárias entre duas principais.









Outro conceito interessante são os vagões. Existem os vagões especiais para mulheres, deficientes, bagagens e vagões de primeira e segunda classe. Imagina o quanto não dá trabalho até acertar em qual compartimento entrar. Não sei o preço da primeira classe mas acredito que seja entre 5 a 10 vezes mais caro que o da segunda classe. Outra coisa, não existe catracas você compra os bilhetes (ou não) e tem que registrar sua saída numa máquina no cantinho. Se o guarda te pegar sem bilhetes tem que pagar uma multa.

Eu no trem!

Agora junta tudo isso para ver! Imagina eu acordando atrasado para ir para o Yoga, saindo correndo para achar a plataforma certa, o destino do trem, desviando da mulher de Burka, caçando o compartimento da segunda classe, aquela confusão de gente indo e vindo, saaris, kurtas e turbantes para tudo que é lado.....você acha que eu já não fui parar bem longe do meu destino?

Estou tentando fazer o upload dos vídeos que fiz no trem. Quando conseguir eu atualizo aqui.

abraços,






Nenhum comentário:

Postar um comentário