quarta-feira, 15 de maio de 2013

Focus on your Breathing

Namastê,


Eu não poderia passar um ano na terra do Yoga sem ao menos experimentar uma vez essa filosofia secular. Mas não poderia imaginar que a oportunidade viria tão cedo. Durante um despropositado jantar de despedida de uma brasileira, um amigo me convidou a participar do curso "21 days of living better" (21 dias de viver melhor), como o preço era extremamente atraente eu resolvi encarar.

O curso é promovido pelo "The Yoga Institute", que nada mais é do que o primeiro centro de Yoga do mundo, fundado por Shri Yogendra. Quem dirige o Instituto hoje, é seu filho e esposa. Aqui vai o link do Instituto: http://theyogainstitute.org/about-us/

Salão principal onde ocorre a palestra


O curso funciona da seguinte forma: são vinte e um dias seguidos de aula com ensinamentos sobre a filosofia do Yoga e treinamentos das posições (asanas). Começa todas as manhãs às 7:20h (acordar às 6:30h faz parte) com uma palestra dos diretores sobre alguma reflexão sobre a vida. Alguns temas abordados até agora foram contentamento, expectativas e desejos. Essas palestras são abertas e em seguida cada classe vai para sua respectiva sala.

Minha turma é bem misturada, têm homens, mulheres, jovens e velhos, magros e gordos, indianos, eu e mais um brasileiro. É engraçado como naturalmente os homens sempre sentam à direita e as mulheres sempre à esquerda, mas não há nenhuma regra sobre isso.

O que entendi até sobre tudo isso é que o Yoga é o equilíbrio entre a mente e o corpo, de modo que trabalhem em sintonia. A frase mais usada pelos professores é "focus on your breathing" (foque na sua respiração). Além disso, não posso deixar de mencionar que tenho quatro professores na minha turma e todos eles são voluntários, tem até um que usa turbante e fala como um guru.

Vajrasana - posição de meditação


Durante as aulas os professores continuam os ensinamentos falando várias posturas que devemos ter na nossa vida para vivermos melhor. São atitudes muito simples, mas difíceis de implementar na prática como não se aborrecer com as situações, não criar expectativas sobre as situações ou pessoas, buscar conhecimento de si mesmo, se concentrar de verdade nas suas atividades e por aí vai. Além de tudo isso aprendemos todos os movimentos que nos fazem relaxar e movimentar nossos corpos. E não há música alguma.


Agora chega de informações úteis, vamos à parte divertida, todas as coisas estranhas e engraçadas a quais nos submetemos para vivermos melhor!

Algumas palestras são em hindi, então imagina meu entendimento sobre a tal. Já contei todos os desenhos do tapetinho que sentamos.
Sempre que vamos aprender uma posição nova eles chamam alguém para ficar de modelo, eu já fui algumas vezes, o engraçado é que não entendo 100% das palavras então imagina eu fazendo um movimento totalmente aleatório e sem sentido lá na frente.
Jala Neeti - simplesmente respirar água! É um ritual de limpeza que exige uma certa preparação, mas realmente limpa bem as vias respiratórias. Depois disso temos que fazer outro movimento que imita bem um cachorro farejando!
Todos os dias a noite temos que escrever dez pequenas coisas que nos deixaram felizes aquele dia e entregar no dia seguinte. São coisas muito simples, mas que você começa a prestar atenção já que tem que escrever as benditas dez coisas. Hoje vou dividir meus dez "positive points".

1) Ter uma ótima discussão sobre a vida no Yoga
2) Conversar sobre a aula de Yoga com amigos
3) Ter uma conversa divertida no trabalho
4) Me apresentar para um departamento da empresa
5) Ensinar português para um amigo
6) Conversar sobre viagens na India
7) Receber um sorriso ao dizer boa noite
8) Tomar Lassi de manga
9) Escrever no meu blog
10) Ligar para meu pai


Shubh ratri







2 comentários:

  1. Que legal, Pelo!!
    Fiquei com vontade de fazer Yoga... aprende direitinho para depois nos ensinar! rs
    Tive que parar o Pilates, que remete alguns pontos do Yoga, e estou sentindo falta já...
    Mas faltou um vídeo seu fazendo alguns movimentos, que tal na próxima postagem? Vestido tipicamente de indiano fazendo Yoga!
    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  2. Poetão,

    ANIMAL cara! EAhaeuhaeuh Precisamos marca um dia pra troca uma ideia sobre a Índia! =D

    Abraços

    ResponderExcluir