sexta-feira, 3 de maio de 2013

Não se Preocupe! Você é Branco!

Se existe alguma coisa que me incomoda mais do que o calor insuportável e os ratos andando por aí é essa frase. Ela é bem comum na India, basta você perguntar a algum indiano se a sua atitude é conveniente ou não e eles te respondem dessa forma. O que eu quero dizer com isso?

Aqui a pele branca é muito valorizada, como um status social. Seja em barzinhos ou baladas, seja em comerciais, entrevistas ou filmes de Bollywood, existe a possibilidade de aproveitar bastante uma cor mais clarinha. Tem gente aqui é pago para ser amigo de um casal indiano, andar com eles e tomar Champagne. É muito fácil conseguir fazer comerciais ou participar como figurante em filmes, e os estrangeiros ganham muito bem por isso. Já apareceu algumas oportunidades para mim, quem sabe?



A parte boa de ser diferente de todo mundo é que as pessoas tem curiosidade, ficam olhando na rua vem falar com você, perguntam da onde você é e se interessam pelo Brasil. Acho isso bem saudável e me divirto quando pedem para tirar foto comigo, aliás, eu peço para tirar foto com eles também. Como na foto abaixo no trem rumo a Matheran.


Porém há algumas situações bem desconfortáveis. Um exemplo é que eu havia comprado uma Kurta (roupa tradicional indiana) e não sabia se tinha comprado um pijama ou uma roupa normal, ao perguntar à minha amiga indiana, ela me disse: Don't Worry you are white (não se preocupe, você é branco). Outra situação desagradável foi quando me chamaram para jogar futebol e eu disse que não era bom apesar de ser brasileiro. Como resposta eu recebi: Não se preocupe, você é branco, nada é proibido para você! São nas pequenas situações que você percebe esse comportamento de supervalorização.

Cabe a nós, estrangeiros, escolher entre aproveitar essas facilidades disponíveis e viver no "mundinho dos estrangeiros"  ou mostrar que no final das contas todo mundo é igual. E como podemos fazer isso?
Não precisa de muito, basta ser você mesmo, aproveitar para contar sobre o Brasil e aprender sobre a India, falar besteira, almoçar com o pessoal do trabalho, perguntar quanto foi o jogo de Cricket e outras ações cotidianas.

Bom, a Aiesec fala muito sobre o impacto que podemos causar nas nossas viagens e penso que é exatamente entre uma frase e outra, com pequenos exemplos e influenciando poucas pessoas que causamos esse impacto. Espero deixar um pedaço do Brasil em cada pessoa que eu conversar e ganhar um pedacinho da India a cada dia.


Voltando ao assunto do post, percebo que entre os jovens de Mumbai esse pensamento já está mudando à medida que eles conhecem os estrangeiros, mas só saberemos nas próximas gerações, certo?


Então: Chinta mat ka ro! (Não se preocupe!)



abraços,





4 comentários:

  1. Vic!
    esse é o maior encanto em viagens, essa troca! Tente deixar muito de Brasil por ai! E traga um pedacinho da India!
    E como é engraçado pensar nessas relações que descreveu..

    Bom, ainda podemos sugerir os próximos post?
    Acho que o próximo poderia ser você vestindo esse Kurta! haha O que acha? Fale sobre as vestimentas dai!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Lê, mandou bem na escolha. Roupa é algo bem complexo aqui e muda de lugar para lugar, preciso aprender muito para falar sobre as roupas.

      Excluir
  2. Compartilhar sempre.....e aprender sempre...é isso aí filho!

    ResponderExcluir
  3. Que maaaaaaaaaassa! Certeza eu não teria esses problemas huahau acho que nem na India eu seria branca.
    poetão: aproveite e ganhe pedaços da india como tecidos coloridos, lenços e roupas tradicionais femininas pras brother do brasil =)

    ResponderExcluir